O Criar Brasil

O CRIAR BRASIL – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio - é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua pela democratização da comunicação desde 1994. Uma história escrita em parceria com ampla rede de comunicadores populares e instituições da sociedade civil. Articulação pautada no compromisso com o fortalecimento da cidadania.

Compreendendo a comunicação como um direito humano fundamental e com profundo impacto na democracia, desenvolvemos projetos em sintonia com uma frase que diz muito sobre nossos princípios de respeito à pluralidade, aos múltiplos saberes e à construção coletiva: “O Criar Brasil é a ONG da comunicação para todas as vozes”. 

Desta forma, nossa missão espelha a expectativa institucional de contribuir para a reflexão e aprimoramento da comunicação sempre em conexão com os demais atores de nosso campo:

   “Apoiar as organizações dos movimentos sociais através de estratégias de comunicação como produção, assessoria, pesquisa e capacitação em rádio e outras plataformas – impresso, internet e audiovisual - visando à efetivação dos direitos humanos, com foco no direito à comunicação.”

A origem do Criar Brasil foi o Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, ao lado do sociólogo Herbert de Souza. Em mais de duas décadas, vivemos profunda transformação tecnológica e da comunicação e fortalecemos nossa parceria com a rede de rádio de TVs formada especialmente por emissoras comunitárias e públicas. Ampliamos nossos horizontes sem abandonar o rádio, mas navegando por novas tecnologias e linguagens. A criação do Radiotube, rede social exclusiva para a cidadania, é a realização de um sonho antigo de propiciar integração e compartilhamento de conteúdo entre comunicadores de todo o país. 

Seguimos guiados por nossa missão atuando no debate sobre a comunicação popular e democrática; na integração com radialistas, jornalistas, produtores, jovens e lideranças sociais através de oficinas; na produção de rádio, vídeo e internet; em assessoria a movimentos sociais. Um caminho trilhado ao lado de parceiros preciosos. 

É assim que prosseguimos, enfrentando conjunturas difíceis como a atual e as dificuldades que os movimentos sociais conhecem tão bem. O companheirismo e a determinação têm sido bons aliados. Eles, certamente, nos ajudam a manter a esperança e continuar a caminhada.

 

Criar Brasil

Equipe do Criar Brasil - 2016
 

 

 

 

Nossa trajetória ...