Principal Institucional Projetos Produções Rede Comunicação Parceiros Contato
Produções > >

Catálogo da Igualdade Racial

Cadastrado: 08/02/2012

O Prêmio da Igualdade Racial nos leva a refletir sobre a contribuição dos negros na formação do Estado brasileiro e sobre os desafios que ainda temos pela frente para fazer do Brasil, efetivamente, um país igual para todos.

Hoje, 121 anos após a abolição, negros e negras continuam sub-representados nos espaços de poder e no ambiente acadêmico, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades.

São muitas as razões que impossibilitaram a ascensão social dos negros: a falta de mecanismos legais que garantissem o acesso dos negros a terra, ao trabalho e à educação no período imediatamente posterior à abolição; o incentivo à imigração europeia e asiática para substituir a mão-de-obra recém liberta; às teorias racistas de "embranquecimento" da população; o mito da democracia racial brasileira, que conduziu a uma quase total invisibilidade da questão negra; e toda uma herança discriminatória forjada em mais de 350 anos de escravidão.

A democracia racial é, em verdade, um objetivo a ser alcançado, pois somos uma nação desigual, com os negros na base e os brancos ocupando o ápice da pirâmide econômica. Felizmente, nossa sociedade está suficientemente madura para discutir a transformação desta realidade sem incitar o ódio racial ou ocasionar maiores traumas. Basta não perder de vista que o objetivo não é dividir, mas integrar. Fazer com que negros, brancos, indígenas, ciganos e outros segmentos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.

Homenagear as personalidades que se empenham na construção da igualdade racial é uma forma de manter viva a luta de Zumbi dos Palmares, João Cândido e de tantos outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho. Parabéns aos agraciados e aos idealizadores de tão meritória iniciativa. Vida longa ao Prêmio da Igualdade Racial!

Anexo(s)


Voltar



Busca

Siga-nos

@CriarBrasil Radiotube

Compartilhe


Curtir



TAGs


Traduzir

CRIAR BRASIL - Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio
Rua Teotônio Regadas, 26/403, Lapa - CEP: 20021-360 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2242-8671 | Tel/Fax: (21) 2508-5204 | contato@criarbrasil.org.brFW2