PMA/Fiocruz - produção de filmes

Em 2020, o CRIAR Brasil produziu filmes para a Fiotec como forma de disseminação de pesquisas. 

Raras Trajetórias
Raras Trajetórias acompanha a história de Júlia e Henrique que relatam como é viver com uma doença rara. Com a coordenação do Núcleo de Disseminação Científica do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA/Fiocruz), o filme foi realizado com base nas pesquisas “Como são raras essas crianças e adolescentes!?” e “A Rede Carioca de Imunodeficiências Primárias (Recip) como modelo sustentável de diagnóstico de doenças raras para o Sistema Único de Saúde”, coordenadas pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Martha Moreira e Zilton Vasconcelos.

Raras Trajetórias

Saúde e educação transformam: responsabilizar em vez de punir

A animação é fruto da pesquisa “Investigação sobre a saúde de jovens em conflito com a lei privados de liberdade no estado do Rio de Janeiro”, do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz). O vídeo é uma iniciativa da Disseminação Científica do PMA/Fiocruz, com a produção do Criar Brasil. Este vídeo aborda os estereótipos e dificuldades que jovens em conflito com a lei privados de liberdade e equipes técnicas das unidades socioeducativas enfrentam. Demonstra como o cenário melhora quando em vez de abandono há atividades pedagógicas e de saúde, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a Lei. Lembra que não adianta punir, mas, sim responsabilizar e educar.

Saúde e educação transformam: responsabilizar em vez de punir

Investigação sobre a saúde de jovens em conflito com a lei privados de liberdade no estado do RJ

O vídeo é fruto da pesquisa “Estudo das Condições de Saúde e das barreiras de acesso aos serviços públicos de saúde de Jovens em Conflito com a Lei Cumprindo Medidas Socioeducativas em Privação de Liberdade no Estado do Rio de Janeiro”, do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz). A pesquisa foi coordenada pelas pesquisadoras Simone Gonçalves de Assis e Patrícia Constantino. No curta-metragem, as pesquisadoras destacam a importância da garantia das condições de saúde e do direito de acesso à saúde de adolescentes privados de liberdade. Direitos que estão previstos na Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei. O vídeo também traz relatos de agentes socioeducativos, gestores e adolescentes que participaram da pesquisa, mostrando as suas perspectivas a partir da realidade nas unidades socioeducativas. O curta também aborda o papel estratégico das políticas públicas para a defesa de outros direitos dos jovens, como o direito à educação, moradia, trabalho e nutrição.

Investigação sobre a saúde de jovens em conflito com a lei privados de liberdade no estado do RJ

Linha de cuidado para o tratamento de bebês com malformações

A animação, fruto da pesquisa “Linha de cuidado para malformações cirúrgicas no período neonatal para o Sistema Único de Saúde”, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), é uma iniciativa da Disseminação Científica do PMA/Fiocruz, com a produção do Criar Brasil. Ao contar a história de duas mulheres com diferentes caminhos em suas gestações, o vídeo apresenta a Linha de cuidado para malformações congênitas de abordagens cirúrgicas imediatas, desenvolvida pela pesquisa como uma importante ferramenta para a organização e o fluxo da Rede de Atenção à Saúde no SUS. A animação busca alertar profissionais de saúde, gestores e a sociedade para a necessidade da implantação de diretrizes que apoiem o planejamento adequado do nascimento e continuidade da assistência para os recém-nascidos com malformações congênitas, permitindo uma abordagem integral as famílias.

Linha de cuidado para o tratamento de bebês com malformações

Consultório na Rua – Conhecer para acolher

O Vídeo é parte da pesquisa “Análise das Práticas das Equipes de Consultório na Rua do Município do Rio de Janeiro”, realizada pela ENSP/Fiocruz. É uma iniciativa da Disseminação Científica do PMA/Fiocruz, com a produção do Criar Brasil. Retrata experiências vividas pelas equipes, visando fortalecer políticas públicas e práticas humanizadas voltadas ao cuidado da população em situação de rua. Apresenta histórias de encontros, comprometimento e vínculo das equipes que deixam claro como esse trabalho é potente na Atenção Primária à Saúde e na articulação com a Rede de Atenção à Saúde e Intersetorial em benefício da população em situação de rua. “Consultório na Rua – Conhecer para acolher” busca sensibilizar gestores e profissionais de saúde dos impactos positivos do cuidado a população em situação de vida, em favor da defesa da vida. A pesquisa foi coordenada por Elyne Engstrom e Mirna Teixeira com o apoio do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), uma das ações estratégicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. Objetiva fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa que possam contribuir para a melhoria dos serviços ofertados à população.

Consultório na Rua - Conhecer para acolher

Ter filhos pode ser uma escolha? Desafios e possibilidades da reprodução humana no SUS

O vídeo é fruto da pesquisa “Estruturação e avaliação de impacto orçamentário de Rede de Atenção em Reprodução Humana Assistida no estado do Rio de Janeiro”, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), coordenada pelos pesquisadores Ana Lúcia Tiziano Sequeira e Fábio Bastos Russomano. O curta-metragem, a partir da trajetória do casal Márcio e Maria Cláudia em uma Rede de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida do SUS, aborda a magnitude do problema da infertilidade humana, os desafios e possibilidades para a implantação de uma rede de atenção no sistema público de saúde de outros municípios do Brasil, tendo como evidências dessa viabilidade, os resultados da pesquisa desenvolvida no estado do Rio de Janeiro. Uma importante mensagem do documentário é considerar a autonomia dos sujeitos quanto às suas escolhas reprodutivas, como também seus direitos no acesso à atenção em reprodução humana assistida no SUS.

Ter filhos pode ser uma escolha? Desafios e possibilidades da reprodução humana no SUS