O que fazemos

II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio.


Em 2008, entre diferentes letras, notas e ideias, um único tema: a cidadania. Este é o tom que rege o projeto:  II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio. O CRIAR BRASIL, em parceria com o Instituto Votorantim, por meio do Programa de Democratização Cultural Votorantim, reeditou  o   concurso que dessa vez reuniu mais de 70 inscrições de músicos de todo o Brasil, através de rádios comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte.

Nesta partitura, a clave indicou os artistas a usarem sua criatividade para compor músicas que fazem pensar sobre a realidade local e nacional. A melodia final foi uma aliança entre diversidade de ritmos, originalidade de estilos e representatividade das canções em relação às suas regiões e ao país.

Aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio desta vez teve uma abordagem  mais abrangente, incluindo os diversos estilos musicais, no intuito de atingir o maior número de artistas dispostos a investir em temas sociais. 

As músicas foram selecionadas por um corpo de jurados composto por três especialistas e nessa edição também foi produzido um álbum que reúne as músicas vencedoras e os programas jornalísticos que estendem as reflexões sobre as questões tratadas nas letras. Cada programa tem a duração de 10 minutos e conta com depoimentos dos compositores e dos jurados do concurso.

Saiba como foi a primeira edição.



VOLTAR