Prêmio da Igualdade Racial

Evento premiou projetos sociais que trabalham com a temática afro-brasileira

Divulgar e premiar iniciativas que auxiliam na redução das desigualdades raciais e desempenhem papel de luta pela cidadania e por melhores condições de vida da população negra: esse foi o objetivo do Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo CRIAR BRASIL e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, entre os anos de 2009/10. A ideia era auxiliar na replicação de iniciativas que promovam uma cultura não-discriminatória através de atividades que assegurem à população, independente de sua cor, o exercício pleno de cidadania.

Por conta disso, no dia 05 de março de 2010, no Rio de Janeiro, foi realizada uma cerimônia para apresentação e entrega dos respectivos prêmios para os cinco melhores projetos que participaram de uma seleção que contou com 75 inscrições de todo o Brasil. O evento contou com a presença do então Ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR.

No bojo do Prêmio da Igualdade Racial foram produzidos cinco programas especiais de rádio e um DVD multimídia, que contam a história do trabalho desenvolvido por cada iniciativa premiada, registrando, assim, em campo, o desenrolar de cada projeto. Além disso, foi produzido um catálogo que mapeou mais de 300 ações sociais relacionadas à temática afrodescendente.

O júri do Prêmio da Igualdade Racial foi composto por personalidades ativas do movimento negro e foi indicado pela SEPPIR: Lúcia Xavier, Edialeda Salgado Nascimento e Walter Silvério.  O grupo levou em conta iniciativas que valorizam ações culturais, educacionais, sociais e religiosas na promoção e preservação da cultura afro-brasileira. Vale lembrar que no evento também serão apresentados três projetos que mereceram uma menção honrosa, por também se destacarem na promoção da igualdade racial.