O que fazemos

Radiotube


Radiotube

O projeto Radiotube vem escrevendo uma história de sucesso desde 2008, com o patrocínio da Petrobras. A articulação, iniciada com a criação de uma rede de radialistas comprometidos com a comunicação cidadã e com foco nos direitos das crianças e dos adolescentes, evoluiu, incorporando as novas tecnologias, os comunicadores de TV e os membros dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.

A rede social exclusiva para temas de promoção da cidadania, radiotube.org.br, ganhará, agora em 2018, novas funcionalidades e contará com produções de áudio e vídeo para enriquecer a programação de emissoras de todo o país.

 

Internet

O Radiotube é um espaço garantido para compartilhamento de áudios, vídeos e textos sem conteúdo comercial, nem propaganda política/partidária ou religiosa. Na prática, uma agência de notícias colaborativas, espaço para apresentar produções e buscar materiais que possam enriquecer o dia a dia de rádios, TVs, sites, blogs e impressos.

 

Capacitações

A rede social da cidadania continua na estrada por todo o país. Participaram das oficinas do projeto até este período mais de 400 pessoas, entre comunicadores populares, lideranças locais, jovens e ativistas dos direitos da criança e do adolescente.

O objetivo é ampliar e fortalecer essa enorme rede por meio do compartilhamento de produções voltadas para temas ligados à cidadania, especialmente à defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

A programação dos encontros inclui oficinas de rádio, vídeo e internet. Em 2018 e 2019, os eventos serão realizados em Manaus/AM; Ipojuca/PE; Betim/MG; Itaboraí/RJ; Araucária/PR.

 

Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube

Em 2015, foi realizado o I Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube e o sucesso da iniciativa levou a programação de dois novos concursos para 2018 e 2019. A ideia é estimular a produção de material de comunicação com foco nos direitos humanos, abrindo espaço nas emissoras para informação transformadora e determinante para a melhoria da qualidade de vida da população. Serão premiados rádios e TVs. Em breve, iniciaremos a divulgação do Prêmio.

 

Rádio

Educação, saúde, juventude, cultura. Esses e muitos outros temas compõem a pauta da série de spots e reportagens produzidos e distribuídos para emissoras de rádio de todo o país.

A coleção de produções já elaboradas é grande: 36 programas jornalísticos, 36 radionovelas, 60 spots e 60 reportagens. Na nova etapa, serão mais 25 spots.

Além de disponibilizado no Radiotube, o material radiofônico, em alguns projetos, é enviado também em CDs para emissoras interessadas.

 

Vídeos

A rede social passou também a contemplar vídeos. Com enfoque jornalístico em versões de 10 e 2 minutos, o material aborda temática voltada ao mundo do trabalho e à cidadania. No projeto, foram produzidos e distribuídos 35 vídeos.

Nessa nova fase, o foco será a temática relacionada à criança e ao adolescente com formato jornalístico e de ficção.

Além do Radiotube, o material é disponibilizado em emissoras de TV educativas, comunitárias e públicas.

 

 



VOLTAR