O que fazemos

Saneamento é básico: Bioma


Saneamento é vida, saúde, bem-estar... é conservação do meio ambiente. Depois de tratar do saneamento básico como um direito humano e esclarecer seu impacto na saúde pública, a série Saneamento é Básico fala agora do aspecto socioambiental da falta desses serviços. Utilizando como exemplos algumas das principais bacias hidrográficas do Sudeste brasileiro, os quatro vídeos ilustram a relação desastrosa entre a atuação industrial, o crescimento desordenado das cidades e a preservação dos biomas brasileiros. As consequências podem ser irreversíveis, se não houver uma mudança profunda no modelo de desenvolvimento nacional.

Realização CRIAR Brasil com apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Campanha da Fraternidade Ecumênica 2017 – Biomas Brasileiros e Defesa da Vida.

 

Saneamento é Básico – Bioma: O que é bioma?

Quais são os biomas brasileiros? O que está em risco na nossa natureza? Especialistas respondem a essas e a outras perguntas, com foco na Mata Atlântica, o bioma mais rico em diversidade e problemas. As ameaças constantes – que põem diversas espécies da fauna e da flora no livro vermelho do Ministério do Meio Ambiente – são discutidas nesse vídeo.

 

Saneamento é Básico – Bioma: Baía de Guanabara

A principal baía urbana do Sudeste (em extensão, impacto econômico e relevância social) se esforça para não sucumbir à poluição. Contaminação gerada pelo crescimento das cidades, mas também pela forte atuação industrial. Para além das milhares de empresas instaladas às margens da Guanabara, a baía e as comunidades que vivem dela enfrentam outro oponente de peso: a especulação imobiliária.

 

Saneamento é Básico – Bioma: Baía de Sepetiba

A alta mortandade do boto cinza, símbolo do estado do Rio de Janeiro, é o alerta para a condição das águas da Baía de Sepetiba. Antes considerada um santuário para a espécie, hoje seus entornos já não garantem mais a sobrevivência animal. Graças a forte industrialização de suas margens, sobretudo com a instalação sistemática de portos para a mineração e metalurgia. Além da vida marinha, está em risco toda uma comunidade que tira seu sustento do equilíbrio ambiental da baía.

 

Saneamento é Básico – Bioma: Rio Paraíba do Sul

Do Rio Paraíba do Sul vem o exemplo de que é possível trazer de volta espécies ameaçadas de extinção. O projeto Piabanha, desenvolvido na cidade de Itaocara, região serrana do Rio de Janeiro traz de volta às águas do Paraíba a espécie de peixe característica que havia desaparecido.  Um sopro de esperança para a recuperação de um rio castigado pela ação humana.



VOLTAR