Principal Institucional Projetos Produções Rede Comunicação Parceiros Contato
Projetos >

Olimpíadas Pra Quem?

Período: 2016/ em andamento

/

Olimpíadas pra quem? Esta é a pergunta central deste projeto que, em áudio e vídeo, percorre as questões da construção da Cidade Olímpica para 2016. 

Realizada pela ONG Criar Brasil, com apoio da Fundação Heinrich Böll, a série “Olimpíadas para quem?” ouviu especialistas e moradores do Rio de Janeiro que mostram os graves problemas que envolvem as transformações da cidade para receber os jogos olímpicos este ano. 

Moradia, meio ambiente, disputas de território e de narrativa são apenas alguns dos temas que estão presentes neste projeto. Sete reportagens em áudio e vídeo, livres para o compartilhamento e prontos para aguçar o debate sobre a cidade em que o Rio de Janeiro se transforma.



Produções

Olimpíadas pra quem? : Caminhada contra os Jogos da Exclusão
Fim da Jornada de Lutas Contra Rio 2016, Os Jogos da Exclusão
Olímpíadas pra quem? : Mulheres em luta
As mulheres marcaram presença durante a Jornada de Lutas Contra Rio 2016, Os Jogos da Exclusão
Olimpíadas pra quem? . Lutas por Cidadania
Durante a Jornada de Lutas Contra Rio 2016, Os Jogos da Exclusão, debates sobre os impactos dos megaeventos na capital fluminense.
Vigília da Dignidade (vídeo)
De 1 a 5 de agosto, movimentos sociais do Rio de Janeiro se organizam para realizar encontros e debates sobre os Jogos da Exclusão.
Vigília da Dignidade
Rafael de Oliveira, diretor executivo de Koinonia - Presença Ecumênica e Serviço, esclarece os motivos que levaram à organização da Vigília da Dignidade, realizada no dia 01 de agosto no Rio de Janeiro.
Vigília da Dignidade - Mobilização popular
No primeiro evento da Jornada de Lutas Rio 2016: Jogos da Exclusão, Graça Nascimento, do Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro, fala sobre o objetivo da Vigília da Dignidade, que ocorreu no dia 01 de agosto na cidade do Rio.
Vigília da Dignidade - Importância
Moema Miranda, do IBASE, explica a importância da Vigília da Dignidade, evento que ocorreu no dia 01 de agosto, na Cinelândia Rio de Janeiro.
Vigília da Dignidade - Feminismo Negro e Povos de Axé
A ativista e pesquisadora Vilma de Oyá explica a necessidade de se pautar o feminismo negro nos debates de gênero e raça.
Vigília da Dignidade - Política e Religião
O pastor Ariovaldo Ramos, da Frente Evagélica pelo Estado de Direito, responde qual o lugar da religião na política.
Manipulação da Mídia (áudio)
A Cidade Maravilhosa da mídia é diferente da vivenciada pela população diariamente.
Militarização (áudio)
A preparação para os Jogos Olímpicos intensificou a política de militarização que, há muito tempo, aflora as desigualdades nas comunidades cariocas.
Mobilidade Urbana (áudio)
Um sistema de transporte público eficiente deveria ser a maior recompensa para a cidade do Rio por sediar uma olimpíada, no entanto esse sonho ainda está longe de se tornar real.
Gastos Públicos (áudio)
João Roberto, coordenador do Instituto Mais Democracia, explica como funciona o financiamento das obras na cidade olímpica, cujos gastos já ultrapassam os R$ 30 bilhões.
Baía de Guanabara (áudio)
A despoluição da Baía de Guanabara era um dos pontos altos do projeto olímpico do Rio.
Remoções (áudio)
Apesar da promessa de criar melhorias nos espaços comuns, as transformações pelas quais o Rio passou para se tornar a “Cidade Olímpica” ampliaram a desigualdade já existente na capital fluminense.
Militarização (vídeo)
A favelas cariocas vivem, há muito tempo, com políticas de militarização que aumentam a desigualdade e a exclusão social dos moradores dessas regiões. E, com os jogos olímpicos, a exclusão aumenta.
Baía de Guanabara (vídeo)
A Baía de Guanabara é um dos importante locais de competição para as Olimpíadas de 2016. No entanto, o pedido de despoluição das águas vai além do desejo pelo fim de despejo de lixo e esgoto na baía.
Remoções (vídeo)
A construção da Cidade Olímpica no Rio de Janeiro, que poderia criar melhorias nos espaços de convivência, amplia a desigualdade já existente na capital fluminense.
Mobilidade Urbana (vídeo)
Um dos maiores legados prometidos com a construção da Cidade Olímpica é um melhor sistema de transporte. No entanto, a realidade vivida pelos cariocas não reflete essa promessa.
Manipulação da Mídia (vídeo)
A mídia, dominada ainda pelo monopólio, faz o trabalho de propaganda desse “bom viver” carioca.
Gastos Públicos (vídeo)
Os gastos estimados para a construção do Rio de Janeiro como uma cidade olímpica ultrapassam a casa dos R$30 bilhões.
Olimpíadas Pra Quem? (vídeo)
Olimpíadas pra quem? Essa é a pergunta central desta produção que conversa com especialistas e moradores da cidade do Rio de Janeiro e que demonstra o quando a construção da Cidade Olímpica aumenta a exclusão na capital fluminense.

Voltar



Busca

Siga-nos

@CriarBrasil Radiotube

Compartilhe


Curtir



TAGs


Traduzir

CRIAR BRASIL - Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio
Rua Teotônio Regadas, 26/403, Lapa - CEP: 20021-360 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2242-8671 | Tel/Fax: (21) 2508-5204 | contato@criarbrasil.org.brFW2