Publicações e Pesquisas

Rede de Radialistas no Enfrentamento à Violência contra a Mulher


Criar uma Rede de Radialistas Populares no Rio de Janeiro comprometida com o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Esse é o grande objetivo deste projeto. Para isso, estamos convidando você, comunicador ou comunicadora, para entrar nessa rede. Essa cartilha é uma das ações do projeto e tem um vasto material para você utilizar na sua emissora. São informações diversas sobre o tema, divulgação dos serviços e uma parte final que traz a Lei Maria da Penha na íntegra.


O CD que integra esse encarte traz uma campanha de 10 spots sobre violência contra a mulher, além de um programa sobre o assunto com especialistas e depoimentos. É um material atemporal, e que pode ser utilizado na sua programação por bastante tempo. Use e abuse desses áudios, promova debates, traga atores locais da comunidade para discutir o tema. O importante é debater o assunto à luz da realidade local, divulgando serviços e contatos.

A terceira parte do projeto é a capacitação de 40 comunicadores e comunicadoras populares do Rio de Janeiro para a sensibilização sobre o tema.
Trabalhamos o tema da violência contra a mulher aliado às técnicas de rádio e outras ferramentas de comunicação. Os encontros fortalecem a proposta de criar a REDE DE RADIALISTAS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, pois cada comunicador e comunicadora sai do encontro como multiplicador das experiências vividas e fortalece a rede.

Temos pela frente o desafio de deixar essa rede no ar e fortalecê-la com materiais produzidos pelas emissoras e compartilhados pela internet. A comunidade da REDE DE RADIALISTAS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER está criada no site radiotube – www.radiotube.org.br, um espaço livre para textos e áudios sobre o assunto, que pode ser compartilhado não apenas com radialistas do Rio de Janeiro, mas com contribuições de outros estados brasileiros que queiram divulgar e compartilhar experiências e notícias. A rede de comunicadores populares é um bom começo para plantarmos sementes e espalharmos pelo estado do Rio de Janeiro as ações de não violência contra a mulher.

A Rede de Radialistas no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher é uma iniciativa do CRIAR BRASIL em parceria com a Superintendência dos Direitos da Mulher, com inúmeras rádios do estado do Rio de Janeiro e conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres.



VOLTAR





Destaques...