Muitos discursos apontavam que a implementação de cotas nas universidades era impossível ou desnecessária. Apesar de toda a resistência para democratizar o ensino superior com políticas efetivas para que estudantes pretos e pobres tivessem acesso ao ensino superior, a resistência foi vencida. Em 29 de agosto de 2012 a Lei 12.711 foi promulgada iniciando uma revolução nas universidades públicas federais de todo o país.
Como foi esse processo até a Lei de Cotas ser finalmente aprovada? Como foi possível vencer as forças conservadoras e racistas que se opunham às políticas afirmativas? Neste primeiro episódio do podcast Caminhos Afirmativos, as professoras Rosana Heringer e Alessandra Pio narram as diversas mobilizações que tornaram essa conquista possível. Participam como entrevistados/as Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola; Renato Ferreira, advogado e professor substituto do Instituto de Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ); e Beatriz Albino, cotista do curso de medicina da UFRJ.
A produção é do PodCRIAR, da ONG CRIAR Brasil. Ouça pelo Spotify e Youtube.
Série original do PodCRIAR, podcasts do CRIAR Brasil
Realização: CRIAR Brasil
Apoio: Fundação Heinrich Böll Rio de Janeiro
Roteiro e narração: João Paulo Malerba e Rosangela Fernandes
Pesquisa: Priscila Maia
Edição de Áudio: Douglas Vieira
Estúdio: CRIAR Brasil
Identidade Visual: Alexandre Bersot
Site: João Vitor Soares e Tanara Vieira
Coordenação: Marcia Vales
Entrevistados/as: professora Suzy dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor João Cezar de Castro Rocha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Comentários