Permanecer, consolidar e avançar
Nos episódios anteriores trouxemos o histórico da luta do movimento antirracista até a aprovação da Lei nº 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas, e apresentamos os resultados da pesquisa realizada pelo Lepes, em parceria com a Ação Educativa, que fez o balanço de uma década da legislação. Nossa jornada sonora evidenciou os muitos impactos positivos e estruturais das cotas raciais no ensino superior público e na sociedade brasileira. Mas também levantou questões sobre os desafios, as perspectivas e as necessidades que se colocam para aperfeiçoar a política de cotas.
No último episódio da primeira temporada de Caminhos Afirmativos, as professoras Rosana Heringer e Alessandra Pio tratam da importância de políticas amplas que garantam a permanência de cotistas, o que inclui tanto questões básicas como bolsas, moradia e alimentação, mas que leve em conta aspectos como saúde mental, mudanças curriculares e formação de redes de solidariedade e apoio mútuo. O episódio também debate o tema das fraudes e das bancas de heteroidentificação, e finaliza tratando dos avanços da Lei 14.723/2023, a chamada Nova Lei de Cotas, e da importância de as cotas alcançarem outras minorias que ainda sofrem com as muitas desigualdades que marcam a nossa sociedade.
Contamos com a participação dos/as entrevistados/as Denise Carreira, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a USP; Jussara Macedo, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ; Mônica Houri, da Faculdade de Educação da UFRJ e pesquisadora do Lepes; Adilson Pereira dos Santos, pedagogo da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; Luciene Lacerda, psicóloga da UFRJ, e Saulo Santana, ex-estudante cotista e formado em pedagogia pela UFRJ.
A produção é do PodCRIAR, da ONG CRIAR Brasil. Ouça pelo Spotify e Youtube.
Série original do PodCRIAR, podcasts do CRIAR Brasil
Realização: CRIAR Brasil
Apoio: Fundação Heinrich Böll Rio de Janeiro
Roteiro e narração: João Paulo Malerba e Rosangela Fernandes
Pesquisa: Priscila Maia
Edição de Áudio: Douglas Vieira
Estúdio: CRIAR Brasil
Identidade Visual: Alexandre Bersot
Site: João Vitor Soares e Tanara Vieira
Coordenação: Marcia Vales
Entrevistados/as: professora Suzy dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor João Cezar de Castro Rocha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Comentários