Tuberculose: Informação Salva Vidas

Projeto de formação de agentes multiplicadores de informação sobre a doença que ainda mata cerca 5000 pessoas por ano no Brasil

O enfrentamento à tuberculose no Brasil e no mundo é um grande desafio. Nosso país integra a lista dos trinta países com maior número de casos de tuberculose e concentra um terço de todas as ocorrências da região das Américas. O projeto “Tuberculose: Informação Salva Vidas”, realizado pelo CRIAR Brasil, teve início em 2024, com o apoio da Gerência de Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, onde são registrados 18 mil casos da doença a cada ano, com aproximadamente 800 mortes em território fluminense. Além de colocar o tema em debate, o projeto discute abertamente a tuberculose, com destaque à prevenção e tratamento. 

O objetivo é criar uma rede de comunicadores(as) populares capaz de disseminar informação de qualidade nos territórios periféricos e favelas do estado, que concentram focos da doença. Numa primeira fase, foram realizadas oficinas com midiativistas e representantes de instituições com a apresentação de técnicas de comunicação aplicadas ao conteúdo sobre a doença. A segunda fase do projeto teve início em 2025, incorporando midiativistas já familiarizados com o tema e influencers digitais para potencializar o alcance da informação em regiões especialmente afetadas pela tuberculose. 

Entre os produtos realizados, criamos uma série de radionovelas que você pode ouvir aqui.

image_pdfimage_print
Ir para o conteúdo