Tradição, fé, música e encontro. Há mais de 40 anos, a Folia de Reis A Brilhante Estrela de Belém percorre ruas e vielas do Morro da Formiga, na Tijuca, Zona Norte do Rio, levando cantos, cores e celebração. Entre casas e becos da favela, espalha alegria, união e pertencimento, mantendo viva uma herança preciosa da cultura popular.
De origem católica, a Folia de Reis reconta, em música e encenação, a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Ao longo do tempo, foi apropriada pela cultura popular e ganhou novas formas, tornando-se expressão de comunidades negras, periféricas, urbanas e rurais, reunindo pessoas de diferentes crenças.
O projeto atua no registro de memória e propõe um mergulho nesse universo ainda pouco conhecido, acompanhando a trajetória da Brilhante Estrela de Belém, um grupo com mais de 70 integrantes, que, mesmo sem apoio financeiro, atua em um território marcado pela violência, levando mensagens de fé, solidariedade e alegria. Uma manifestação que fortalece vínculos, eleva a autoestima de crianças e jovens e preserva um patrimônio cultural vivo e resistente à intolerância religiosa.











